| hmin
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), anunciou nesta quinta-feira, dia 6, o apoio ao candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tendo como candidato a vice-presidente o senador José Alencar (PL-MG). Itamar também afirmou que não disputará com o vice-governador Newton Cardoso (PMDB) a convenção estadual do partido, no dia 16, quando será escolhido o concorrente do partido a governador.
O apoio de Itamar à chapa Lula-Alencar – que, para se concretizar, tem de ser precedida por uma aliança formal entre o PL e o PT em todo o País, idéia que enfrenta resistências em 13 Estados – foi comunicado pelo presidente nacional do PT, deputado José Dirceu (SP), que se reuniu pela manhã com o governador de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade.
Dirceu disse que o apoio declarado pelo governador a Lula e Alencar na sucessão nacional foi "incondicional", mas admitiu que ainda será necessária a confirmação da coligação nacional entre o PT e o PL, com a participação na chapa do senador liberal de Minas Gerais, que aceitou o convite e trabalha para tornar viável a união.
O apoio do governador peemedebista a Lula e Alencar, segundo Dirceu, será usado para tentar vencer as barreiras ao acerto entre o PL e PT. Em Estados como Rio, Maranhão e Alagoas, os liberais tendem a ficar ao lado do candidato a presidente Anthony Garotinho (PSB).
Em relação à sucessão mineira, o governador do PMDB divulgou uma nota, pouco depois da reunião com Dirceu e Alencar, afirmando que, "não querendo dividir mais" o PMDB mineiro, havia decidido não disputar o encontro estadual da agremiação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.